data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Uma oportunidade de estudar nos Estados Unidos pode estar mais perto. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) vai selecionar 20 bolsistas por meio do Programa Capes/Fullbright de doutorado. O edital foi publicado no Diário Oficial da União na última semana.
Concurso da prefeitura de Santa Maria tem 74 vagas abertas
Os interessados podem se inscrever até as 17h de 11 de março. Para isso, é preciso se candidatar preenchendo um formulário eletrônico na página do programa. O auxílio ao pesquisador é anual, cerca de US$ 165 mil (aproximadamente R$ 700 mil), mediante avaliação anual para renovação, podendo ser oferecido por um prazo de até seis anos. O início das aulas está previsto para agosto de 2021.
VÍDEO: indústria cresce mais de 10% em empregos na última década
O Programa Capes/Fulbright de doutorado atende as áreas de conhecimento como Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes.
Para conseguir uma bolsa, é preciso atender aos critérios abaixo:
- ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana
- residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção
- ter cursado e possuir diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos
- não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento
- não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada
*Com informações da Agência Educa Mais Brasil